5 Benefícios do Suco de Luz – Como Fazer, Receitas e Dicas

Suco de luz

Você já ouviu falar do suco de luz? Trata-se de uma bebida preparada a partir da mistura de folhas verdes, raízes, sementes ou grãos germinados, legumes, pepino e maçã.

A receita aceita a adição de diferentes folhas verdes, legumes, raízes e sementes ou grãos germinados, porém, a maçã deve estar presente em todas e é proibido acrescentar outros tipos de frutas além dela.

Os ingredientes como aipo e mel também podem aparecer em alguma versão do suco de luz.

De acordo com informações da professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Ana Branco, essa ideia veio dos Estados Unidos e ela foi a primeira pessoa a preparar esses tipos de sucos aqui no Brasil.

A bebida também é conhecida pelos nomes de suco verde ou suco de luz do sol e faz parte da chamada alimentação viva, um tipo de dieta que alguns dos objetivos são preservar os antioxidantes e as vitaminas dos alimentos e preservar a energia que os alimentos recebem do sol.

5 benefício do suco de luz 

1. Fonte de nutrientes

Segundo Anna Moreira da Silva, que criou uma versão da bebida e a comercializa, a receita é composta por nutrientes importantes para o funcionamento apropriado do organismo como vitaminas, proteínas e sais minerais.

2. Saúde digestiva

A chef Tiana Rodrigues é especialista em receitas do tipo da dieta da alimentação viva e contou que um dos benefícios do suco de luz é o fato dele fornecer enzimas que colaboram com o processo de digestão.

No mesmo sentido, a bebida contribui com a regulação do intestino e facilita o processo de digestão.

3. Combate ao inchaço

A atriz Manoela do Monte, que é adepta da bebida, revelou que o suco de luz fornece um efeito diurético.

Isso auxilia o combate ao inchaço que surge em decorrência da retenção de líquidos no organismo porque a ação diurética promove a eliminação de água do corpo por meio da urina. 

4. Auxílio ao emagrecimento

O suco de luz pode dar uma forcinha para quem deseja emagrecer porque é composto pelas fibras, nutrientes que demoram para serem digeridos e contribuem com a sensação de saciedade do organismo.

Obviamente, o suco de luz não é uma bebida mágica que instantaneamente acaba com os quilos em excesso. Portanto, ainda que ela possa dar uma ajuda no que se refere ao controle do apetite, para emagrecer ainda é necessário seguir um estilo de vida saudável, com uma dieta nutritiva, equilibrada e controlada, aliada à prática de atividades físicas com regularidade para maximizar a queima de calorias.

5. Forma prática de ingerir alimentos nutritivos

Você tem dificuldade de comer maçã, pepino, folhas verdes, sementes, grãos, raízes e legumes no dia a dia? Ao tomar o suco de luz, é possível ingerir de uma vez só esses alimentos considerados nutritivos e saudáveis e, por consequência, abastecer o corpo com uma diversidade de nutrientes. 

Como fazer – Receitas do suco de luz

Receita 1

Ingredientes:

  • 2 maçãs;
  • 1 pepino;
  • 1 punhado de grãos germinados como grão-de-bico, semente de girassol, amêndoas, quinoa ou trigo;
  • 3 tipos de folhas verdes a gosto como couve, chicória, erva-doce ou alface;
  • 1 legume picado como cenoura ou abóbora;
  • 1 raiz como inhame, cenoura ou batata-doce.

Modo de preparo:

Picar cada uma das maçãs em quatro pedaços e retirar as suas sementes; Colocá-las dentro do liquidificador, adicionar os grãos germinados e bater com a tampa aberta, utilizando o pepino como socador; Juntar as folhas, o legume e a raiz ao liquidificador e bater; Coar com o auxílio de um coador de pano ou de um saco de tecido voil e servir-se. É importante consumir o suco na hora do preparo, mas ele ainda dura 12 horas dentro da geladeira sem estragar.

Receita 2 

Ingredientes:

  • 3 folhas de acelga;
  • 3 maçãs;
  • 1 beterraba;
  • 5 folhas grandes de beterraba;
  • 1 pepino;
  • 5 folhas de couve;
  • 2 punhados de folha de hortelã;
  • ½ maço de chicória;
  • 1 xícara de chá de abóbora fatiada;
  • 1 inhame;
  • 1 punhado de sementes germinadas.

Modo de preparo:

Picar cada uma das maçãs em quatro pedaços e retirar as suas sementes; Colocá-las dentro do liquidificador, adicionar as sementes germinadas e bater com a tampa aberta, utilizando o pepino como socador; Juntar as folhas, os legumes e a raiz ao liquidificador e bater; Coar com o auxílio de um coador de pano ou de um saco de tecido voil e servir-se. É importante consumir o suco na hora do preparo, mas ele ainda dura 12 horas dentro da geladeira sem estragar.

Você já tinha ouvido falar do suco de luz? O que achou dos benefícios da bebida? Pretende aprender como fazer as receitas para aproveitá-los? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Via