Sífilis → Saiba Tudo sobre essa Doença Simples de Prevenir!

Olá, aqui é o Dr. Rocha mais uma vez. No artigo de hoje irei falar tudo sobre uma doença de preocupação até mesmo para a saúde pública. Vamos falar da Sífilis.

 

O que é Sífilis

A sífilis é uma Doença Sexualmente Transmissível (DST) também conhecida pelos nomes de Lues e cancro duro. Ela é dividia em três fases: primária, secundária e terciaria.

Causas

A sífilis é causada por uma bactéria especifica chamada de Treponema pallidum, que na maioria dos casos é transmitida através do contato íntimo sem a utilização de preservativo.

Diferentes fases da doença

Como citei anteriormente, a doença é dividida em três fases diferentes sobre as quais irei falar a seguir. Confiram.

Sífilis primária

Sífilis primáriaA sífilis primária, como o próprio nome já diz, é o primeiro estágio da doença. Ela se manifesta aproximadamente 20 dias após o contágio. O principal sintoma desse estágio é o cancro duro, que se caracteriza por um pequeno caroço rosado que evolui para um machucado avermelhado com bordas duras, fundo liso e uma secreção transparente.

Esse machucado (ou ferida), normalmente é indolor e surge no local da infecção (normalmente nos órgãos genitais) mas também pode surgir na boca, língua, dedos, mamas e até mesmo no ânus.

Essas lesões desaparecem cerca de 4 a 5 semanas após seu surgimento, porém a infecção continua de maneira latente na pessoa, podendo se manifestar a qualquer momento se o tratamento não for realizado.

Sífilis secundária

Após o desaparecimento das lesões chamadas de cancro duro, a doença entra em um período de inatividade que pude durar até 2 meses até que volte a se manifestar. Assim que os sintomas reaparecem, pode ocorrer comprometimento de órgãos internos e também da pele. Quando isso ocorre, a bactéria se espalhou pelo organismo.

Essas novas lesões aparecem na forma de manchas rosadas ou pequenos caroços de coloração marrom claro que podem surgir no nariz, mãos, plantas dos pés e na boca. Além disso, em casos mais avançados a pele pode descamar.

Outros sintomas clássicos dessa fase da doença são:

  • Dor de cabeça sem causa aparente;
  • Ínguas espalhadas por diferentes regiões do corpo;
  • Dor de garganta;
  • Dores musculares e também nas articulações;
  • Mal-estar generalizado;
  • Febre alta;
  • Emagrecimento acelerado;
  • Perda de apetite.

Essa fase pode ter duração de até dois anos. Novos surtos ocorrem durante esse período, mas tendem a regredir de modo espontâneo. A partir da segunda fase os intervalos sem sintomas costumam durar por mais tempo.

Sífilis terciária

Insuficiência cardíacaApós as duas primeiras fases, algumas pessoas podem chegar ao terceiro estágio da doença. É nesse momento que aparecem grandes lesões na pele, nariz e boca.

Além disso, a terceira fase pode causar problemas no fígado, músculos, ossos, coração e principalmente no sistema nervoso. A fase terciária da doença também é conhecida como neurossífilis.

Os principais sintomas dessa terceira e última fase da doença são:

  • Surgimento de doenças psiquiátricas como: paralisias progressivas, demência e alterações de personalidade;
  • Alterações neurológicas como: reflexos nervosos de modo exagerado e pupilas que não respondem a exposição de luz;
  • Insuficiência cardíaca, aneurisma ou regurgitação da artéria aorta, dificultando a boa circulação sanguínea.

Esses sintomas podem surgir até 30 anos após a infecção inicial e só ocorrem quando o tratamento da doença não é feito.

Existe também a Sífilis congênita

A sífilis congênita ocorre quando a mulher grávida possui sífilis e transmite a doença para o seu bebê através da placenta.

O bebê pode desenvolver uma série de problemas ao contrair a doença. Vejamos alguns: alterações nos olhos, dentes e ouvidos; aumento do fígado e baço; feridas na pele; anemia; icterícia; feridas generalizadas e dificuldades para ganhar peso. Em casos mais graves o bebê pode nascer sem vida.

Diagnóstico

Exames laboratoriais como o VDRL ou então o FTA-ABS podem ser realizados cerca de 3 semanas após a infecção ou logo depois do surgimento dos sintomas de sífilis primária.

Tratamento

antibioticoO tratamento indicado para a Sífilis ocorre por meio da utilização de penicilina, um poderoso antibiótico comprovadamente eficaz contra a bactéria que causa a doença. Uma única dose do medicamento geralmente é suficiente para impedir o avanço da doença, principalmente se ela for aplicada no primeiro ano após infecção.

A penicilina, muito popularmente conhecida como benzetacil, é o único tratamento recomendado para mulheres grávidas que foram diagnosticadas com a doença.

É importante ressaltar o bebê também deve ser tratado com antibióticos após o seu nascimento.

O paciente poderá sentir alguns efeitos colaterais da penicilina nos primeiros dias de tratamento com esse antibiótico. A principal reação é conhecida como Jarisch-Herxheimer.

Entre os efeitos colaterais mais comuns estão

  • Sudorese,
  • Febre,
  • Calafrios,
  • Náuseas,
  • Dores articulares,
  • Vômitos e

A boa notícia é que esses sintomas costumam desaparecer entre 24 e 48 horas após a administração do antibiótico.

Alternativas naturais devem ser levadas em consideração

A melhor maneira de prevenir a sífilis é praticar relações sexuais de modo protegido e seguro. Uma vez contaminado, será necessário se submeter ao tratamento com penicilina.

Uma boa alternativa para quem precisa passar pelo tratamento é a utilização de alternativas naturais, os famosos fitoterápicos.

Fitoterápicos nada mais são do que compostos naturais obtidos diretamente de plantas medicinais ou alimentos funcionais. É muito comum que sejam utilizados para acompanhar uma série de medicamentos a fim de evitar ou amenizar os efeitos colaterais desse tipo de droga no organismo.

A penicilina é reconhecida como um poderoso antibiótico. É muito comum ela ser associada às alternativas naturais a fim de que seus possíveis efeitos colaterais acometam os usuários.

Porém, para utilizar fitoterápicos de modo seguro e correto é preciso buscar por informações de qualidade sobre o assunto. Para ajudar você eu criei um portal chamado viver Nature.

O Viver Nature é um verdadeiro guia que vai ajudar você a se tratar sozinho e manter a sua saúde nota 10. Cadastre-se aqui para receber todas essas informações agora mesmo.

 

Com isso chegamos ao final de mais um artigo.

Se você possui alguma dúvida sobre a sífilis ou conhecimento sobre a doença, deixe um comentário! Vamos utilizar esse espaço para a troca de informações de qualidade.

Me despeço desejando saúde, paz, felicidade e sorte.

Forte abraço e até a próxima.

Dr. Rocha!

The post Sífilis → Saiba Tudo sobre essa Doença Simples de Prevenir! appeared first on Dr. Rocha : Sua Saúde em Primeiro Lugar.

Via