Úlcera → Aprenda como Utilizar a Alimentação Estratégica para Prevenir!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando. No artigo de hoje irei falar sobre um problema de saúde que pode ser fatal se não tratado corretamente. Estou falando da úlcera.

 

O Que É

febreA úlcera nada mais é do que um tipo de lesão, ou seja, é uma ferida que pode aparecer em diferentes lugares do corpo e causar febre, dor e extremo incômodo. Muitas vezes elas podem ocorrer no interior do corpo, como é o caso das gástricas.

Diferentes Tipos

Na comunidade média a úlcera é popularmente chamada de ferida. Ela pode ser de diferentes tipos. Veja os principais abaixo:

  • Orais;
  • Por pressão;
  • Venosas;
  • Pépticas ou gástricas.

A seguir falarei resumidamente sobre cada tipo.

Úlceras orais

Esse tipo é conhecido como afta. Elas geralmente são extremamente dolorosas e trazem muito incômodo para os portadores. Se não tratadas, podem ocasionar inflamações e até mesmo infecções.

Úlceras por pressão

As úlceras por pressão são popularmente conhecidas como escaras. Normalmente elas acometem pessoas acamadas que passam o dia inteiro na mesma posição.

O simples fato da pessoa não se movimentar faz com que a pressão estabelecida em um determinado ponto (exemplo: calcanhar, nádegas, cotovelos, coluna lombar e nuca) abra uma pequena ferida que se não tratada pode aumentar de tamanho.

Úlceras venosas

As úlceras venosas são consideradas mais raras por serem relativamente desconhecidas. Elas costumam acometer pessoas com problemas cardíacos ou com vasos sanguíneos obstruídos.

úlcera gastricaPépticas ou Gástricas

Essas úlceras são relativamente famosas. Elas normalmente ocorrem em determinada parte do sistema gástrico, seja no esófago, estômago ou mesmo no intestino. Esse tipo de problema costuma causar extrema dor e ser de difícil tratamento.

A seguir mostrarei as principais causas do surgimento.

Causas das Úlceras

A medicina ainda não conhece o exato motivo do surgimento de todos os tipos de úlcera. Existem diferentes explicações para cada local onde a ferida se forma.

Os profissionais da saúde concordam que o surgimento de úlceras orais se dá devido a uma série de fatores, tais como: trauma, mordida errônea e até mesmo por ferimentos causados pelo uso de aparelhos ortodônticos.

Já a úlcera por pressão, como mostrei anteriormente, ocorre em pacientes acamados que não mudam de posição.

As úlceras venosas, também conhecidas como úlceras de estase, normalmente surgem por problemas venosos como a dificuldade de o sangue voltar ao coração. A obstrução de vasos e artérias é a principal causa do surgimento desse tipo de problema.

Por fim, as pépticas ou gástricas surgem devido a um problema no revestimento protetor do esôfago, estômago e intestino, causado normalmente por problemas relacionados com o tipo de alimentação e estilo de vida do paciente

Sintomas

Alguns tipos de úlceras não apresentam sintomas inicias. Elas simplesmente aparecem no corpo.

Quanto às úlceras venosas, seus sintomas são bastante peculiares e tímidos. Portanto, é necessário prestar atenção. Entre os principais sintomas de úlceras venosas estão:

  • Tontura;
  • Falta de ar;
  • Arritmias cardíacas;
  • Cansaço excessivo sem causa aparente;
  • Pressão alta;
  • Desmaios.

As úlceras pépticas/gástricas (mais famosas) possuem uma série de sintomas específicos que podem auxiliar o médico a fechar um diagnóstico correto do problema de saúde.

Dentre os principais sintomas do tipo gástrico eu cito:

  • Dores abdominais fortes em forma de pontadas que normalmente pioram ao comer ou beber determinados alimentos;
  • Dores estomacais e sensação de queimação semelhante a proporcionada pela gastrite;
  • Enjoo e vômito sem causas aparentes;
  • Dores de cabeça;
  • Presença de sangue nas fezes oriundo de determinada lesão no caminho estomacal.

Diagnóstico

diagnósticoO diagnóstico é claro e varia dentre os diferentes tipos. Nas orais ou por pressão o profissional da saúde é capaz de diagnosticar o problema através de um simples exame físico e/ou observacional.

A venosa normalmente é diagnosticada através de exames cardíacos de imagem, pois exames físicos como eletrocardiograma não são capazes de “enxergar” o problema.

Já nos casos de úlceras pépticas/gástricas é impossível a realização correta do diagnóstico sem um exame de imagem. Para diagnosticar esse tipo de lesão é necessária a realização de uma endoscopia ou colonoscopia.

Tratamento

Por se tratar de lesões/feridas os tratamentos de úlcera costumam ser um tanto quando semelhantes entre si. Feridas abertas, independentemente do local no corpo, podem facilmente causar infecções e estão sujeitas a inflamações.

Portanto, é bastante comum que medicamentos antibióticos e anti-inflamatórios sejam utilizados para amenizar, controlar e até mesmo (em alguns casos) curar totalmente a lesão.

Alimentação Estratégica tem grande Influência no Tratamento

Alimentar-se de modo estratégica pode ter grande peso no que diz respeito ao tratamento de úlceras.

Alimentos ricos em carboidratos não são indicados para pacientes que tenham desenvolvido qualquer tipo de úlcera, pelo fato de facilitarem o acumulo de gordura corporal, inflamar o organismo e trazer pioras do quadro de úlcera.

Além disso, gorduras de má qualidade, como a gordura trans, são altamente maléficas para um organismo com úlcera, principalmente gástricas, uma vez que podem irritar a mucosa do sistema digestório e trazer uma série de complicações.

Gorduras de qualidade presentes em alimentos como azeite de olivaabacate, salmão e sementes oleaginosas, atuam como substância anti-inflamatória natural, auxiliando o organismo na sua recuperação.

Vegetais verdes folhosos proporcionam aos seus consumidores vitaminas, minerais e compostos antioxidantes. Eles regulam uma série de funções do organismo, melhorando assim o funcionamento corporal como um todo.

Por fim, as proteínas de alto valor biológico presente em carnes, ovos, queijos e alguns derivados do leite também são de suma importância, pois auxiliam na recuperação de tecidos acelerando o processo de regressão de todo e qualquer tipo.

Quando utilizados de modo correto e adequado, os alimentos são extremamente poderosos no que diz respeito a recuperação e manutenção de saúde. Alimente-se de modo estratégica e colha todos os benefícios disso.

Adote hábitos saudáveis como uma alimentação realmente estratégica. Se você achou complicado ou difícil de ser aplicado, veja as várias dicas sobre isso no portal Dr. Rocha com Você. Cadastre-se no botão abaixo para ter acesso agora mesmo.

Vou revelar os maiores mitos e segredos da alimentação que estão deixando você doente.

 

Eu vou ficando por aqui.

Gostou do nosso artigo? Curta, comente e compartilhe.

Me despeço desejando saúde, paz, felicidade e sorte.

Forte abraço e até a próxima.

Dr. Rocha

 

The post Úlcera → Aprenda como Utilizar a Alimentação Estratégica para Prevenir! appeared first on Dr. Rocha : Sua Saúde em Primeiro Lugar.

Via